Cresce o número de acessos no site Perfil Social desenvolvido pela Klais

O site Perfil Social das Pessoas com Deficiência no Brasil (www.perfilsocial.com.br), lançado em julho do ano passado, tornou-se uma referência sobre a inclusão social no país.

 Criado para ser um instrumento de pesquisa e avaliação social acerca das características gerais e da condição de vida das pessoas com deficiência no Brasil, o Perfil Social das Pessoas com Deficiência no Brasil apresenta um banco de dados complexo e robusto, em que a navegação é fácil e prática. O usuário tem a possibilidade de cruzar dados sobre gênero, cor, faixa etária, escolaridade, ocupação, rendimentos e outros.

 Até o mês de março, 45% dos acessos foram direcionados, quase a metade dos acessos procede da divulgação em blogs e sites de universidades, ongs e instituições. A divulgação pelo blog "Assim como você", do jornalista da Folha de São Paulo, Jairo Marques, militante pelos direitos das pessoas com deficiência, foi a de maior repercussão.

Outros sites, como o "Deficiente Físico”, "Plataforma de política social", "Portal Inclusivo", "Saci.Org", "CVI-rio.org.br", "Bengala legal” e outros também divulgaram a ferramenta fonte para pesquisas sobre acessibilidades. Estudantes também acessaram o site Perfil Social das Pessoas com Deficiência no Brasil que permite realizar o cruzamento on line de tabelas de dados sobre acessibilidade em municípios brasileiros.

A ideia do site partiu da motivação do professor Waldir Quadros, doutor em economia social pelo Instituto de Economia da Unicamp e professor da FACAMP, em tornar acessíveis os resultados de décadas de pesquisas acadêmicas sobre a estrutura social brasileira utilizando os microdados dos inquéritos domiciliares do IBGE: os censos demográficos e as Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD). O projeto inicial para o site Perfil Social das Pessoas com Deficiência no Brasil contou com apoio de verbas públicas, em seguida, a Klais, empresa de Campinas especializada em desenvolver soluções tecnológicas, desenvolveu uma nova roupagem ao produto. A habilidade da empresa viabilizou a operação on line e o gerenciamento do site para que pudesse ser disponibilizado ao mercado.

“A ideia é tornar acessível os dados globais do Censo para que o acesso possa motivar políticas públicas e movimentos de inclusão. Queremos que as informações possam contribuir na preparação escolar e profissional na busca por uma maior autonomia e profissionalização destas pessoas. Estamos abertos para parcerias com patrocinadores de sites temáticos ou de atividades que os utilizem, tais como gincanas cívicas e concursos temáticos”, detalha o professor.

“A Klais se sente satisfeita pela repercussão da ferramenta desenvolvida para fomentar a discussão em torno da acessibilidade no país. Além disso, a nossa experiência em consultorias ajuda viabilizar o aspecto comercial do site para ações concretas quanto acessibilidade no país”, ressalta Saulo Ribeiro, diretor da Klais.